quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Simulado para prova GE 1

1 – Quem foi o pai da Economia Clássica? Por que?

2 - Acompanhando da expansão do capitalismo financeiro há um novo surto de progresso, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais que se utilizavam da energia elétrica e do uso dos combustíveis de petróleo. Essa frase, se correta, corresponde a qual período da história?

3 - Conjunto de ações pactuadas entre os atores sociais interessados na conservação e/ou preservação ambiental de uma determinada área, constituindo projetos setoriais e integrados contendo as medidas necessárias à gestão do território. Esta é uma definição de que?

4 – Quem publicou a obra “Shop Management” (1903), que teve uma repercussão enorme nos meios empresariais e acadêmicos?

5 – Como se costuma dividir a Escola Clássica ou Teoria Clássica da Administração?

6 - Taylor expõe as seguintes conclusões: (Qual delas está incorreta?)
1) O objetivo de uma boa administração é ter baixos custos unitários de produção e pagar salários altos.
2) A administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentação, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3) Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser descumpridas.
4) Para que a produção normal seja cumprida, os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar bem um serviço ou tarefa.
5) Uma atmosfera de cooperação deve ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos princípios mencionados.

7 – Quem desenvolveu técnicas de racionalização do trabalho e sua característica mais marcante é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos?

8 - Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase está em?

9 – COMPLETE: Segundo _____, a Administração não se refere apenas ao topo da ____________: existe uma proporcionalidade da função _______________, que não é privativa da ___________, mas, ao contrário, se distribui por todos os __________________. Segundo ele, tudo em Administração é questão de ________, de ___________ e de bom senso. Os princípios que regulam a empresa devem ser __________ e ___________, e não rígidos.

10 - Pode ser claramente observado no filme de Charles Chaplin: "Tempo Modernos".

11- Quem administra com grande eficiência a Compagnie Comantry Fourchambault et Decazeville, aos 47 anos?

12 – Quem afirmou que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregara?

Cronograma de TCC para 2º e 3º ciclo de Administração.

INTRODUÇÃO

ATIVIDADE ------------- DATA
Tema e pergunta
a ser respondida....... 25-8
Parágrafo 1 ........... 22 -9
Parágrafo 2 ........... 22-9
Parágrafo 3 ........... 20-10
Parágrafo 4 ........... 20-10
Parágrafo 5 ........... 24-11
Parágrafo 6 ........... 24-11
Introdução pronta .....01-12

MONOGRAFIA
ATIVIDADE DATA
Capítulo 1 ............. 01-09
Capítulo 2 ............. 22-09
Capítulo 3 ............. 20-10
Resumo ............... 03-11
Conclusão ............. 24-11
Monografia pronta ......24-11

Datas de Avaliação do Prof. Marcelo

1º Adm noite - Prova GE 1 - dia 22 de setembro de 2011.

Caso haja necessidade essa data poderá ser alterada.

domingo, 7 de agosto de 2011

Fusão entre Droga Raia e Drogasil

A Raia e a Drogasil anunciaram nesta terça-feira um acordo para união das empresas, dando origem à líder nacional no mercado de drogarias no Brasil.
Pelos termos da associação, a Raia será incorporada pela Drogasil. Cada ação da Raia será trocada por 2,29 novos papéis de emissão da Drogasil, segundo fato relevante conjunto das empresas.
Os atuais acionistas da Drogasil ficarão com 57% da nova companhia, enquanto os sócios da Raia terão parcela de 43% do capital da nova empresa, a Raia Drogasil.
Juntas, Raia e Drogasil tiveram receita bruta de R$ 4,1 bilhões em 12 meses até março, com Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) de R$ 224 milhões. A Raia Drogasil nasce com mais de 700 drogarias em nove Estados.
O controle da Raia Drogasil será compartilhado entre os acionistas que atualmente exercem o comando das respectivas empresas: famílias Pires Oliveira Dias e Galvão pela Drogasil e família Pipponzi e fundos geridos por Pragma e Gávea pela Raia.
Conforme as empresas, a Raia Drogasil seguirá listada no Novo Mercado da Bovespa e terá cerca de 50% de suas ações em circulação no mercado.
O estatuto da Raia Drogasil terá um mecanismo de proteção à dispersão acionária e os controladores assinarão um acordo de acionistas no qual vão se comprometer a não se desfazer de parcela relevante de suas ações por 10 anos, inicialmente todas elas.
O Conselho de Administração da Raia Drogasil terá nove membros, sendo três indicados por cada um dos dois grupos de sócios controladores e os três restantes independentes.
O atual presidente da Raia, Antônio Carlos Pipponzi, será o chairman da Raia Drogasil. O diretor-geral e de Relações com Investidores da Drogasil, Cláudio Roberto Ely, assumirá a presidência da empresa combinada.
O acordo será encaminhado às autoridades brasileiras de concorrência.
Em 26 de julho, Raia e Drogasil informaram que estavam negociando uma fusão. O anúncio ocorreu após as ações das empresas terem disparado na Bovespa, em meio a rumores no mercado de que ambas estavam avaliando uma união.
A Drogasil ocupa a vice-liderança entre as redes de drogarias nacionais, seguida justamente pela Raia.
Em junho do ano passado, a Drogaria São Paulo adquiriu a rede Drogão e assumiu o posto de maior rede farmacêutica paulista e nacional --que perderá para a Raia Drogasil.

Ranking de montadoras

Ranking de montadoras