quarta-feira, 14 de abril de 2010

Procedimentos para o componente PTCCA

Conforme a nova grade do curso de Administração propõe, estamos estabelecendo novo procedimento para desenvolver o programa de curso para um melhor aproveitamento do aprendizado, atendendo a ementa de PTCC e não perdendo o ganho que já obtivemos na formação profissional dos nossos alunos que conseguem ter a visão global da constituição de uma organização produtiva.
- Os alunos do primeiro ciclo de administração realizam uma pesquisa sobre uma empresa pertencente a uma área específica, designada pelo professor do componente. Essa área é unificada para facilitar o acompanhamento do projeto pelos professores. Ao final do ciclo as equipes formadas por 3 alunos apresentam um trabalho relacionado a pesquisa com auxílio de Power point.
- Os alunos do segundo ciclo ampliam a pesquisa iniciada no primeiro ciclo para melhorar a definição do tema\problema que será abordado na monografia, desenvolvendo nesse ciclo a definição do tema e a introdução da monografia. Os alunos apresentam um trabalho semelhante ao primeiro e incluem o que melhoraram na pesquisa da empresa em foco, alterando o nome da mesma.
- Os alunos do terceiro ciclo devem apresentar a monografia como forma de avaliação e podem apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre a empresa do segundo semestre. Essa apresentação da pesquisa é facultativa, aumentando o conceito e agregando para o aluno maior facilidade na apresentação da monografia.
A monografia deve ser apresentada na forma escrita (máximo de 40 paginas) e conforme estabelece o Centro Paula Souza, também na forma oral para uma banca de três professores ligados diretamente a conteúdos técnicos.
Observações:
Os professores do terceiro ciclo não deverão solicitar apresentações referentes ao projeto, mas poderão solicitar apresentações referentes ao conteúdo por ele ministrado, com isso se evita a duplicidade de apresentações sobre um mesmo assunto.
Não serão definidas “metas” para o desenvolvimento do TCC, cabe ao aluno escolher da melhor forma o que será relevante na apresentação. Temos como objetivo conduzir os alunos a análise e pensamento lógico sobre os conteúdos aprendidos e aplicados.