sábado, 30 de julho de 2011

Empreendedor é quem inova

A Serasa aparece como uma das empresas vencedoras do Ranking de Empreendedorismo Corporativo, criado pelo Instituto Brasileiro de Intra-empreendedorismo (Ibie), em parceria com o Grupo Abril/Revista Exame. A empresa figura na quinta posição. A seleção teve início no final do ano passado, e apenas 30 empresas foram classificadas como as mais inovadoras.
A pesquisa foi baseada no conceito de intra-empreendedorismo (empreendedorismo interno), que traduz a capacidade dos profissionais de uma empresa de agirem como donos do negócio. Para estabelecer o ranking das finalistas, o Ibie avaliou todas as empresas por meio de questionários aos profissionais, seminários e workshops e entrevistas com a alta direção.
O Instituto levou em consideração três grandes temas para avaliar o desempenho das organizações. O primeiro foi o comportamento da empresa, da disseminação das estratégias a todos os profissionais ao tratamento dispensado às pequenas iniciativas. O segundo ponto verificado foram os processos de trabalho, tais como poder de decisão dos grupos, atribuições de responsabilidade e qualidade do ambiente. E, finalmente, as recompensas às inovações.
O principal ponto do empreendedorismo da Serasa, destacado pelo Ibie, foi o organograma Foco Matricial Bipolar, um dos três pilares do modelo de gestão da empresa, criado em 1991 pelo presidente Elcio Anibal de Lucca. Os outros dois pilares são Planejamento e Gestão Estratégica e Processo da Qualidade Serasa. O sistema de gestão bipolar atua na dicotomia presente/futuro. Para isso, existem dois diretores em cada área com preocupações distintas e complementares. Enquanto um cuida da operacionalização no presente, o outro cria ferramentas e projetos para o futuro.
“O Foco Matricial Bipolar está voltado para o desenvolvimento e a inovação. O caráter matricial, adotado para a criação dos projetos e a composição de equipes multifuncionais, orienta a administração para a ação, incentivando o espírito empreendedor e de liderança”, completa o presidente.
Segundo Elcio Anibal de Lucca, a Serasa entende que só pode ser empreendedor quem inova. A inovação está vinculada ao empreendedorismo. O modelo de gestão Serasa é voltado para o empreendedorismo e os profissionais da Serasa, independentemente da posição hierárquica, imbuídos da busca pelo novo, da melhoria permanente e do resultado sempre transcendendo sua atuação, levam a empresa a obter resultados positivos.
Ser empreendedor é um dos princípios dos Valores Compartilhados Serasa (VCS), importante ferramenta de disseminação da cultura organizacional. Os VCS foram desenvolvidos e consolidados a partir de ciclos de aprendizagem; incorporam e integram o sentido de Visão, Negócio, Missão e Filosofia da Serasa. Há de se destacar, ainda, projetos como o gestor de contas e o gerente empresário, os quais trabalham a capacidade de inovação dos profissionais da Serasa.
“Os Valores Compartilhados Serasa estabelecem para o Ser Serasa, como é chamado o profissional da empresa, um rumo que lhe permite agir de maneira integrada, ética, responsável e pública, sustentando o pensamento e a ação da empresa”, conclui Elcio Anibal de Lucca.
No modelo de gestão da Serasa, a valorização profissional é um conceito que traduz a ênfase na pessoa. O crescimento pessoal pela capacitação resulta no desenvolvimento da Serasa, que alimenta a realização das pessoas. Cada indivíduo representa uma célula essencial na busca de crescentes níveis de excelência. Assim as células criam e alimentam o corpo que, por sua vez, provê as condições de realimentação e vida para as células.
Dentro desse conceito, a gestão de pessoas está fundamentada em seis processos principais: o desenvolvimento de liderança, a qualidade de vida, a responsabilidade social, a gestão da cultura organizacional, a educação corporativa e o planejamento de pessoas. Entre diversas ações, contemplam programas de reconhecimento e recompensa da qualidade e de participação nos resultados.
“O empreendedorismo, entretanto, não se limita apenas aos resultados econômicos- financeiros, vai além. Por exemplo, as ações sociais, entre elas o Dia do Voluntário Serasa, dão às pessoas a oportunidade de atuar com liberdade de forma que elas naturalmente revelam sua capacidade empreendedora”, afirma o presidente da Serasa.

Fonte: ESPECIAL SERASA